INFORMAÇÕES TÉCNICAS

......O software Pirâmide roda em sistema operacional Windows 98 ou superior. Apesar de utilizar a base de dados em MS-Access, ele não requer a instalação do pacote Office da Microsoft. Para rodar o software, basta copiar os arquivos em uma pasta do seu computador e executar o arquivo 'piramide.exe'.
......Quanto à estrutura de dados do sistema, algumas informações básicas fazem-se necessárias. O entendimento dessas informações não constitui um pré-requisito para a utilização do software, porém, ele pode se revelar bastante útil para a compreensão dos cálculos efetuados de acordo com a metodologia.
......A estrutura de dados é configurada para a instituição que adquire a licença de uso do software. O usuário encontra previamente cadastrados o nome da instituição (ex: Universidade de São Paulo) e suas unidades de ensino (ex: Escola Politécnica, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Educação etc.). Esses dados, exclusivos da instituição que adquire a licença de uso do software, são cadastrados no ato da compilação do software, não sendo possível a alteração deles por parte do usuário.
......Na estrutura de dados, define-se inicialmente a entidade 'avaliado', que será associada aos dados numéricos a serem utilizados nos cálculos. A partir dela, define-se a entidade 'classe', que consiste em uma lista de avaliados. O mesmo avaliado pode estar associado a várias classes. Cada classe encontra-se associada a uma única unidade da instituição. Para cada classe, há várias atividades associadas. Para cada atividade, encontra-se associada uma lista de valores de aproveitamento, correspondentes a cada um dos avaliados da classe. E para cada valor de aproveitamento, há uma lista de parâmetros associados. Os cálculos de desempenho são executados em função dos parâmetros dos avaliados associados a uma dada classe.
......O controle de freqüência da classe é desvinculado das atividades, visto que não existe, necessariamente, um relacionamento entre as atividades e as datas a serem associadas com um valor de presença (entre 0 e 1). O mesmo vale para a matriz de reuniões, que pode ser preenchida e salva, juntamente com o texto associado a ela, num arquivo em formato HTML.
......Há ainda um controle de usuários, com diferentes níveis de permissão para uso do software. Apenas o usuário 'administrador' pode cadastrar novos usuários, e somente ele é que tem acesso a todos os recursos do software.